Grão de Bico ao Molho de Cajuhine

Grão-de-Bico_Biopora

Como toda leguminosa, o grão-de-bico é uma fonte riquíssima de proteínas. Nesta receita, ele ganha um molho especial feito com Cajuhine e pedacinhos de abóbora, que além de proteínas, fornecem ainda mais fibras, ácidos graxos essenciais e muito sabor!

Ingredientes:

2 xícaras de grão-de-bico cozido

Meia xícara de abóbora cozida

2 colheres de sopa de Cajuhine (ou Tahine Cru Bioporã)

2 colheres de sopa de alho-porró

1 xícara de água (do cozimento do grão-de-bico)

1 limão

1 colher de chá de gengibre ralado

Sementes de gergelim

Temperos a gosto: sal, orégano, cominho, salsa, azeitonas e pimenta do reino.

Como fazer:

Utilizando preferencialmente uma panela de barro ou pedra, ligue em fogo baixo e adicione o alho-porró e o gengibre, dando uma espécie de “refogada”, mas sem utilizar óleo vegetal refinado. Adicione o grão de bico cozido, a água, todos os temperos e a abóbora cozida e deixe esta mistura esquentar.

Antes de iniciar a fervura, desligue o fogo, adicione o Cajuhine, o suco de limão e misture bem. Sirva decorado com sementinhas de gergelim e acompanhado de salada verde. Já é uma refeição completa: um mix de carboidratos, proteínas, fibras e apenas gorduras saudáveis, integrais e não refinadas.

Dicas:

– Antes de cozinhar, deixe os grãos de molho na noite anterior. Acorde suas sementes com a água! Além de despertar o potencial de vida contido nas sementes, deixar de molho por cerca de 8 horas neutraliza a ação do ácido fítico (um antinutriente que protege a semente), aumenta seus benefícios nutricionais, facilita a digestão e ainda por cima reduz o tempo de cozimento, economizando gás! É uma super dica que vale para todas as leguminosas, como feijões, lentilhas, ervilhas, etc.

– Retire a casca do grão de bico. Depois de cozido, uma dica é retirar a casquinha do grão de bico. Esse processo meditativo, dá um pouco de trabalho, mas facilita ainda mais a digestão, evitando gazes e inchaços abdominais.

– Sobrou grão-de-bico? Clique aqui e descubra como preparar um delicioso hommus, a tradicional pasta de grão-de-bico da culinária do Oriente Médio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s